Direções

Marcas, Consumidores e Mídias Sociais – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 01/06/2013

   

Atualmente todas as marcas buscam um envolvimento maior com os seus consumidores, pois entendem que esse relacionamento é fundamental para uma possível fidelização. Sendo assim, discutimos aqui sobre o tipo de comunicação que elas estão usando para atrair e efetivar esse relacionamento, através das mídias sociais (Twitter, Facebook, YouTube etc).



Muitas empresas estão construindo um diálogo através da aparência, quando na verdade deveriam parar de querer impressionar e tratar de aceitar que hoje o consumidor sabe ler nas entrelinhas. Muitos clientes não precisam, por exemplo, de mais do que 140 caracteres para perceber a falta de personalidade de uma marca.



Analisando o mercado, a EVELYN B vem propondo para os seus clientes uma nova narrativa para ser utilizada no sistema de comunicação entre empresa e consumidor.



Abolimos e abominamos atitudes do tipo “autopromoção”. Entendemos que as grifes admiradas possuem identidade definida e alto grau de autenticidade, isto é, possuem um ponto de vista claro sobre o universo que atuam. As marcas que adotarem essa postura não vão precisar se “gabar”, pois elam sempre têm algo a dizer.



Hoje podemos enviar uma mensagem pra milhões de consumidores com apenas um clique. Assumimos há muito tempo a nossa vontade de compartilhar e divulgar para uma audiência global o que estamos fazendo, vendo ou até vendendo. Entretanto, existe uma distância muito grande entre as mensagens emitidas na pessoa física e jurídica. Ao se comunicar com o seu cliente informe sobre o que é pertinente ao universo dele somado ao da marca. Tenha certeza que a linguagem atraia a sua atenção pois caso contrário, com o mesmo botão que você se ligou a ele, ele vai se desligar de você.

Sugerimos a seguir como traçar o melhor caminho da comunicação de uma empresa com o consumidor através das mídias sociais:
• Apesar de ser uma marca pense como uma pessoa;
• Tenha sempre um ponto de vista;
• Reflita sobre quem você é sobre as mensagens que deseja passar;
• Avalie tudo que o seu público precisa para construir o universo dele;
• Use sempre uma narrativa direta;
• Para manter a sua plataforma de negócios confiável e de comunicação clara, seja acessível;

Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

Comente esta publicação:

Nome:
Mensagem: