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Diagnóstico da Marca: Alerta Valioso para o Empresário – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 15/06/2013

   

Em março de 2010 a EVELYN B apresentou ao mercado uma nova forma de lidar com a consultoria e planejamento estratégico em empresas do segmento moda. Tal projeto foi elaborado a partir do momento que observamos que uma consultoria mal aplicada transmite a sensação de invasão sem critério às empresas que solicitam esse serviço.

O consultor deve atuar com imparcialidade e racionalidade, sem se esquecer de que as empresas em sua maioria foram fundadas a partir do sonho de seu dono. Diante dessas observações concluímos que o mercado precisava inovar em técnicas de consultoria, que apresentassem aos empresários um olhar externo de todo o seu negócio interligado, pois é assim que acreditamos que deva funcionar uma empresa. Pesquisamos metodologias e concluímos que o mais importante num relato é a valorização do alinhamento da informação com a execução do projeto, identificando os facilitadores e os bloqueadores do processo e construindo assim um cenário tangível e próspero para as empresas. Enfim, o Diagnóstico da Marca é a coleta de dados e análise do funcionamento da empresa que visa nortear ações dentro das empresas.

No processo de coleta de dados as empresas tendem a refletir sobre o seu funcionamento, o que já um grande passo para abrir questionamentos sobre os seus pontos fortes e fracos. O resultado dessa coleta é um relatório com conclusões e sugestões de ações a serem aplicadas, mantidas ou canceladas na empresa.

Outro dia uma empresa nos perguntou, quais eram os principais tópicos que envolvem o DIAGNÓSTICO DA MARCA? Nós respondemos que todos são relevantes dentro da nossa metodologia, diante do fato que no segmento moda a efemeridade e a sazonalidade emolduram a maioria das ações estratégicas.

Cito aqui o exemplo do CICLO DA MODA, que tem o seu período cada vez mais curto com relação ao item DESGASTE, já que a globalização na moda foi amadurecida rapidamente para justificar a necessidade de sintonia na execução dos projetos.


Outro ponto que avaliamos profundamente no DIAGNÓSTICO DA MARCA é o tópico COMUNICAÇÃO, e dentro dele pontuo aqui a importância do sub-tópico RELACIONAMENTO. Temos certeza que não basta abrir contas em redes sociais, enviar catálogo e cartão VIP. Tem que estabelecer uma estratégia que fortaleça e fomente este consumidor a olhar a marca como uma parceira, que o compreende e que permite opinar também, através de diferentes experiências.

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