Direções

Macro Tendências para uma Nova Década – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 15/04/2013

   

Todo fim de ano a maioria das pessoas fazem uma reflexão sobre realizações pessoais e profissionais. Outras só pensam em novos projetos. O que percebo é que, em média, a maioria não enxerga o que realizou tamanho é o nível de exigência que se cobrou. As conquistas devem ser registradas em etapas e não em um único bloco!!!

Nossa tendência atual de comportamento social tem a ver com o imediatismo. Perdemos a paciência e ficamos insatisfeitos por conta de uma simples espera. Eu me lembro do atendimento do McDonald’s que era referência de rapidez e hoje fico ali parada, com vontade de fazer a mímica do manuseio de uma manivela. Do imediatismo concluímos o surgimento de uma macro tendência, rotulada pela minha sócia Mirela Lacerda de TUDO AO MESMO TEMPO AGORA. Aliás, vale a pena reforçar que nós aqui da EVELYN B acreditamos que duas macro tendências movimentarão a próxima década: TUDO AO MESMO TEMPO AGORA e SALVE O PLANETA.


O site Trendwatching aponta o Nowism como macro tendência importante

Mas como podemos traduzir esse movimento e começar a pensar em produtos já em 2010? Creio que terá maior sucesso a empresa que souber apresentar para o seu consumidor uma participação positiva diante dessas duas macro tendências. Então, para dar início escreva esta frase na sua agenda no dia 1º de Janeiro de 2010: TECNOLOGIA X ECOLOGIA. E pense como a sua empresa pode dar os primeiros passos para se tornar visível e sensível, sem se contradizer. A seguir sugiro palavras que considero relevantes para dar a partida no seu novo posicionamento junto as emergentes macro tendências:

• Reparar
• Celebrar
• Conduzir
• Naturalizar
• Expandir
• Misturar
• Realizar
• Construir
• Relacionar
• Movimentar
• Traduzir
• Unir
• Emocionar
• Reproduzir
• Admirar
• Caracterizar
• Cultuar
• Captar
• Registrar
• Deslocar
• Associar
• Atrelar
• Multiplicar • Funcionalizar
• Posicionar
• Gerenciar
• Agregar
• Emocionar
• Tangibilizar
• Operacionalizar
• Estruturar
• Escanear
• Visibilizar
• Replicar
• Diagnosticar
• Sistematizar
• Mobilizar
• Potencializar
• Aspirar
• Vincular

Quer um exemplo de como trabalhamos aqui? A palavra reparar me faz pensar que existe uma predisposição do consumidor a não comprar um novo mas sim “consertar” o que ele tem. Penso assim, que já presenciei na Levi’s e na Old Navy de San Francisco em 2001 um setor de customização funcionando a pleno vapor. O da Levi’s ainda está ativo. Abra sua mente para a nova década!

Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

Comente esta publicação:

Nome:
Mensagem: