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O Marketing Sensorial no Varejo de Moda – por Evelyn Bonorino

Publicado em: 01/03/2013

   

Com a chegada das coleções de primavera/verão 2009-10 no ponto de venda, observo que cada vez mais as empresas estão se empenhando em seduzir o consumidor nos mínimos detalhes. Segundo o estilista Alexander McQueen: “As pessoas não querem ver roupas, elas querem algo que alimente a imaginação.”

Pensando nas ações elaboradas pelas marcas para o seu PDV (ponto-de-venda) e concordando com a afirmação do estilista, declaro aqui que atualmente nenhum varejo de moda vai sobreviver se não aceitar o fato de que ele não pode só vender roupas e acessórios, se pretende se diferenciar dos concorrentes. Então, a pergunta que não que calar é: Existe alguma outra forma de atrair o consumidor do segmento moda sem ser só pela coleção? Sim!

Que tal oferecer picolés nas cores da cartela da sua coleção?
Quando se trata desses produtos devemos acrescentar atrativos a mais para iniciar o processo de sedução, enfim de compra. Já há algum tempo estamos incentivando nossos clientes a aplicarem estratégias que exploram a “sensoralidade” no ambiente de loja. Apostamos que chegou a hora de emocionar os consumidores através dos seus 5 sentidos. Entretanto, tenho certeza que essa forma de atrair pode afastar também.

Flores podem servir para decorar e perfumar a loja, ajudando o cliente a entrar no clima da coleção
O consumidor é receptivo a estas emoções no PDV, mas quando aplicamos esta estratégia que é denominada de MARKETING SENSORIAL sempre levamos em conta que estamos inserindo diferentes “ingredientes” num mesmo ambiente, e por um milésimo de segundo eles podem distrair e incomodar quem veio em busca de roupas e acessórios.

Vitrine da Farm, uma marca que sabe usar muito bem as estratégias do marketing sensorial
Considere que um bom plano deva ter o tema da coleção como ponto de partida para o seu desenvolvimento e desdobramento. Todos os elementos que inspiraram e influenciaram na elaboração daquela coleção devem formar um tipo de “cerco” a todos que entrarem naquele varejo – atmosfera. O objetivo é fortalecer a idéia de que ao consumir aquele produto ele está se diferenciando, pois quer fugir de uma rotina de compras que havia se habituado a viver. O sucesso de um plano de MARKETING SENSORIAL está no reconhecimento de que ele é um grande incentivador do aumento de negócios.


Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

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