Direções

Moda Com 3D – Democrática, Descompromissada e Divertida – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 15/07/2012

   

No mundo globalizado e super lotado todos começaram a perceber que estavam ficando muito parecidos uns com os outros, e um desejo de se diferenciar veio à tona. Aprofundando e pensando sobre como justificar tal necessidade encontrei em três palavras a base desse movimento que eu chamo EU QUERO SER ÚNICO.

Reconheço que vivemos o melhor momento da MODA Não me refiro a formas, cores e a texturas, mas sim, à liberdade conquistada pelos consumidores no modo de se vestir. Aqui no Brasil nosso código de vestir é muito rigoroso e padronizado por isso esse movimento está começando a “alfabetização”, isto é, está iniciando o seu aprendizado sobre como viver sem as imposições do passado.

O que aconteceu antes afetou “geneticamente” muita gente. Muitos não acreditam até hoje na morte da ditadura da moda, e ainda tentam me convencer sobre a sua existência, com discursos cercados de exemplos. A todos afirmo que ela socialmente já morreu há muito tempo, mas que precisa ser enterrada na mente de cada um. Mas como toda liberdade gera dúvida faço deste texto um condutor, que espero instigar em cada leitor o seu individualismo ao vestir.
A pergunta que sempre escuto é: O que está na moda? A resposta que eu sempre dou: TUDO! Diante de olhares incrédulos completo: tudo que valoriza o seu tipo físico, tudo que é adequado ao seu ambiente de trabalho, tudo que ajuda a comunicar quem de fato você é. Mas como assim? Todos perguntam! Peço que observem as ofertas do varejo para entender o que está acontecendo. A liberdade é total! O que confunde todos é que num momento é dada ênfase a uma determinada cor, modelo ou textura.
Entretanto, o que eu quero ressaltar é que se você quiser usar outra cor, modelo e textura você deve usar, pois só assim determinará a sua imagem pessoal baseada em adequação, valorização e comunicação. Nas imagens a seguir você pode observar que a mesma marca (www.urbanoutfitters.com) já aposta na busca pelo individualismo do cliente quando desenvolve numa mesma coleção 3 variações de salto para uma mesma “inspiração”.

Então, considere que atualmente a base do novo código de vestir está em entender sobre:
A DEMOCRACIA é hoje o que sustenta e estimula o ciclo da moda. Um determinado grupo apresenta uma tendência enquanto outro foca em outros elementos.

O DESCOMPROMISSO com o que era padrão está em evidência, automaticamente foi “autorizado” que tudo se misturasse: peças luxuosas com populares, alongadas com volumosas, brilhosas com a luz do dia, velhas (vintage) com novas etc…

A DIVERSÃO está na escolha, pois ela vem para afirmar o quanto tudo pode entreter, aliviar, favorecer na sua comunicação com o outro através da roupa escolhida.

Por fim, abra o seu armário e faça as pazes com ele. Pare de gritar que não tem roupa. Entre numa loja e compre o que vai te deixar maravilhosa, segundo a sua própria opinião.
LIBERDADE JÁ!!! RESPEITO AO AMBIENTE QUE VOCÊ VAI FREQUENTAR SEMPRE!!!
É isso que está na moda.

Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

Comente esta publicação:

Nome:
Mensagem: