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As Ferramentas de Comunicação de Moda e o Consumidor – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 15/11/2012

   

Quando assunto é moda é difícil registrar indiferenças. Por conta da sua efemeridade ela sempre desperta o interesse de muitos a cada estação. A expectativa de vestir algo novo é sempre benvinda. A maioria das marcas se utiliza de diferentes ferramentas de comunicação para divulgar os seus produtos. O segmento é um dos mais favorecidos no que se refere à variedade de mídias. Encontramos oportunidades de divulgar através de desfiles, catálogos, editoriais, mala direta, lookbook, outdoor, busdoor, comercial, anúncio, site, blog, orkut, newsletter, SMS etc… Entretanto, o que mais percebo atualmente são marcas não usufruindo dessas vantagens adequadamente.

O que eu mais vejo são grandes ruídos de comunicação com o consumidor ou total falta dela. Assisto em choque empresas investindo em grandes produções para um catálogo enquanto o site da marca quase nunca é alimentado. O resultado dessa falta de estratégia de comunicação com o seu consumidor geram uma “montanha russa” no relacionamento. Investir num saudável diálogo com o cliente através das mídias com certeza vai gerar uma estabilidade muito maior no processo de consumo do seu produto.
Penso que, ações fragmentadas ou ruidosas acabam distanciando o consumidor. E hoje em dia uma pequena rachadura na comunicação pode significar uma perda definitiva. Todo cuidado é pouco nesse momento que pesquisas destacam que alguns grupos de consumidores já apresentam grande saturação de informações.

Ao receber essa informação estatística, comecei a pensar se realmente eles estavam rejeitando a notícia vinda desse segmento. E logo percebi ao buscar respostas “por aí” para essa minha dúvida, que o que estava sendo rejeitado não era a informação da chegada de um novo produto, mas sim a decepção que o consumidor estava tendo ao “linkar” esta notícia “convite” ao que de fato é oferecido no ponto de venda.

Só para citar alguns exemplos de ruídos:
Clima romântico no catálogo X Funk na trilha sonora da loja.
Público alvo de 25 a 35 anos X Modelo de 14 anos.
Desfile + catálogo + site X Equipe de venda sem atualização sobre as novas tendências.
Coleção nova nas lojas X Site desatualizado, com a coleção passada

Para evitar erros desse tipo, as marcas devem desenvolver projetos de comunicação com o seu consumidor que tenham elos para serem confirmados no ponto de venda, para que este cliente se convença e passe a crer na habilidade da marca em oferecer informações que se concretizam quando ele pretende consumir. Você já se comunicou hoje com o seu consumidor?
Em breve, explico como você pode se comunicar como seu cliente através do Marketing Sensorial

Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

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