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Moda com Limite – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 15/07/2013

   



Por conta do atual cenário mundial referente à crise econômica e, consequentemente, à recessão e aos problemas crescentes em relação ao meio ambiente; profissionais e especialistas começaram a pensar em como lidar com esse novo processo de consumo limitado que precisa se instalar no mundo. Seja por recessão ou conscientização, é fato que estamos vivendo o começo de um movimento político, econômico e social, e é nesse momento que começo a ponderar sobre uma orientação para o segmento de MODA começar a se preparar para conviver com essa atitude frugal.

Ressalto aqui, que segundo o psicólogo Abraham Maslow, "ser frugal significa ser uma pessoa que valoriza aquilo que tem, que não desperdiça os seus recursos materiais, independente da quantidade e, acima de tudo, da qualidade. Significa dar valor àquilo que já se possui, procurando extrair ao máximo de utilidade das coisas ao seu redor". Começo então, apostando que para desenhar um futuro baseado nessa "previsão", precisamos de certa frieza na gestão de moda, pois já chegamos ao topo da abundância.

Como as marcas podem começar a se preparar para uma adaptação à esse processo e, por fim, se manterem estáveis? Acredito que, através de planos de ações que estreitem o seu relacionamento com o consumidor, que elaborem um projeto social, explorem a diversificação dos seus serviços e entretenham o seu consumidor com sensorialidade no ponto de venda. Se disponha a trabalhar desde já com 4 verbos: ESTREITAR, ELABORAR, EXPLORAR E ENTRETER.

Quer saber como se preparar? Escreva para contato@evelynb.com.br

PS: Antes de pensar que estou antecipando demais esse movimento, informo que ele surgiu no norte da Europa e já chega ao Sul desse continente. Mas, também peço que reflitam sobre por quê os brasileiros estão sendo tão bem recebidos nos Estados Unidos? Seria pelo seu consumo desenfreado? Sim, ainda estamos nessa fase.

Recentemente, o WGSN chamou a atenção para os blogs que estimulam uma atitude DIY - Do It Yourself e estão ganhando destaque na internet, a matéria saiu no site FFW

Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

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