Direções

PALAVRAS QUE "ESTÃO" NA MODA – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 30/01/2014

   


Em janeiro de 2013, já conhecendo as dificuldades que estavam por vir, decidi que seria um ano em que eu deveria ter muita sensatez e paciência. Tudo deveria ser repetido várias vezes para as mesmas pessoas, e eu e minha equipe precisaríamos encontrar o melhor caminho para orientá-las, pois essas eram as suas expectativas com relação ao serviço que estávamos prestando.

Diante da crise e apostando no poder da comunicação comecei a escrever em "post-it" as palavras que poderiam de alguma forma fortalecer, enfatizar, incentivar, justificar, ou até mesmo direcionar um plano de ação. Enfim, uma mania que carrego há anos, mas que em 2013 foi muito aplicada com nossos clientes.

Passado o furacão faço aqui algumas citações de como ou quando usei essas palavras chave:

O CONSUMIDOR E A MARCA
A COMPULSÃO será "tratada na marra" seja em consultório psiquiátrico ou pelo "choque" do extrato bancário! Os consumidores estão odiando ter essa "doença", querem se livrar dela, querem uma compra COERENTE conforme a sua necessidade. No entanto, esperam que a marca mantenha o seu RELACIONAMENTO com eles como se nada estivesse acontecendo. Afinal, só porque não vai mais comprar toda semana ou a cada telefonema da consultora de venda, que deve ser desprezado. Tivemos uma ação sazonal que deu um feedback sensacional e inesperado. No dia do cliente distribuímos flores semelhantes à temática da coleção para qualquer cliente que saísse da loja comprando ou não. Nesse ato a marca conseguiu ESTREITAR e ENVOLVER o cliente numa atual ou futura RELAÇÃO, gerando assim um "simples" DIFERENCIAL. Os CENÁRIOS e SÍMBOLOS elaborados pelos responsáveis da comunicação da marca devem contar com a participação de toda equipe para FORTALECER a CREDIBILIDADE no ATENDIMENTO.

O PROCESSO DA COMPRA NO PONTO DE VENDA
O consumidor com certeza terá uma CONSTRUÇÃO baseada na SENSIBILIDADE da consultora de venda em PERCEBER a sua EXPECTIVA que, por vezes, chega sem saber o que deseja comprar para AMENIZAR os CONFLITOS sociais urbanos do seu dia a dia. Esse ato pode estar ligado a INDULGÊNCIA; sim eu preciso me presentear por que trabalhei demais hoje!

VITRINE + AMBIENTAÇÃO INTERNA (LOJA) + LOOK DA EQUIPE DE VENDA
Se existem setores que caem em DIVERGÊNCIAS são estes. Parece que falam idiomas completamente diferentes. Entendo que são pontos que devem estar INTERLIGADOS sempre. Eu, particularmente, penso em 3 palavras com significados bem próximos para justificar a ligação obrigatória em que insisto, e em forma de "mantra" repito: a vitrine, as araras e a equipe de vendas precisam estar em COMUNHÃO e CONSENSO para melhor COMUNICAÇÃO a fim de fortalecer a IDENTIDADE da marca.

ATENDIMENTO
Nunca vi tanta vaga no varejo. Acompanhei de perto a preocupação e a flexibilidade do comercial, supervisão e gerência que, unidos, tentavam "montar" sua equipe, ao longo do ano e para o extra de Natal. Siiiimmmm existe uma carência no mercado de profissionais, tanto de simples interessados em ajudar na renda familiar, quanto de qualificados e dispostos a "vestir a camisa" da empresa. Apostando que todas as técnicas de MOTIVAÇÃO podem ser recicladas, decidi IMPLANTAR uma nova "coreografia no atendimento que chamei de APRENDENDO A VENDER MODA com DIFERENCIAL e PAIXÃO. Um TREINAMENTO que alimentou as equipes em novas abordagens e repasse de informação na hora do atendimento. O maior desafio foi rotulado de MULTIPLICAÇÃO. Acreditava que clientes excessivamente informados pela mídia deveriam encontrar, na hora de compra, mais objetividade, pois já estão conscientes da liberdade do vestir. O que está faltando no processo de aquisição de determinado produto, é saber como pode ser usado de diferentes formas. Sendo assim, o desafio foi lançado e a coreografia muito bem encenada pela equipe de vendas, pois para cada parte de baixo eram oferecidas pelo menos 3 blusas de modelos distintos para que o cliente percebesse o investimento coerente que estava fazendo. Conscientemente estávamos adicionando, mas também conquistando a CREDIBILIDADE e, por fim, a tão complexa FIDELIZAÇÃO.

Entretanto, ressalto que tudo que foi aplicado ou apenas citado faz parte da nossa metodologia que aplicamos na consultoria de varejo de moda.

Para 2014 eu já estou adquirindo um novo quadro, mas neste quero colocar só o calendário! Feriados prolongados, datas comemorativas e copa do mundo, é bom manter um holofote dessa vez nos números!

Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

Comente esta publicação:

Nome:
Mensagem: