Direções

Produtos e Serviços Multiplicáveis (Parte II) – Por Evelyn Bonorino

Publicado em: 15/02/2013

   

Nos primeiros capítulos do “Relatório Popcorn”, Faith Popcorn afirma que o mais importante no trabalho dela é ver o que ninguém está vendo para poder “prever” o futuro. Desde que eu comecei a reler o livro, todo o meu pensamento ficou focado em como ensinar os meus alunos e clientes (empresários do varejo de moda) a praticar essa ação.

A metodologia de pesquisar moda está baseada na capacidade do pesquisador captar sinais sem o bloqueio do preconceito inconsciente, que é natural em todos nós. Então, foi pensando nisso que concluí que seja lá qual for a informação recebida ou buscada, traduza para o seu segmento, pois só assim nada mais será irrelevante para você, e automaticamente sua mente vai fervilhar de novas idéias e projetos para serem desenvolvidos.

INDULGÊNCIAS. Sabe aquela sensação de dever cumprido, de estar sobrecarregado, entre outros sentimentos semelhantes? Normalmente são compensados com a compra de produtos que vão gerar emoções momentâneas, impulsivas e aliviadoras ao mesmo tempo.

Mas que produtos são esses? Que características eles devem possuir?
O mais importante ao tentar atender esta necessidade do consumidor de “presentear-se” por conta de uma situação ou sensação vivida é saber que o produto que será desenvolvido para minimizar esta questão tem que TER:
• Design que seja “a cara” da marca;
• Link com a coleção;
• Preços médios com relação aos outros praticados;
• Edição limitada;
• Visibilidade planejada no ambiente da loja;
Acredito que seja obrigatório encontrar justificativas em cada tópico acima citado, para ajudar na elaboração desses produtos com características de indulgências.

Sendo assim, construa elos fortes e distintos entre a identidade da marca e a coleção do momento. No ponto de venda faça uma “trilha” até ele e avise pelo caminho que aqueles produtos são para poucos merecedores. Por fim, nunca assuste o consumidor com os números muito abaixo da sua tabela. Ao adquirir este produto o seu cliente se sentirá recompensado pelos transtornos que vem vivendo e automaticamente lembrará de você com muito apreço!

Para concluir, coloco aqui as imagens de produtos rotulados de “pequenas indulgências”.

O Rei das Pequenas Indulgências é Marc Jacobs, que sacia as necessidades de muitos através da sua Marc by Marc Jacobs. Canetas em forma de batom, chaveiros de todas as cores e a “tote” com a personagem Miss Marc um alívio para quem sai do trabalho arrasada e passa nas lojas de São Francisco, Nova York, Paris ou São Paulo!

Pense sempre em atender as necessidades emocionais dos seus clientes, sejam elas do tamanho que for, pois eles MERECEM! No EVELYN B apostamos que o segmento moda é abrangente e receptivo e nós aqui temos a sorte de ver moda em tudo, por isso tiramos proveito desse olhar!

Entre em contato pelo e-mail: contato@evelynb.com.br

Comente esta publicação:

Nome:
Mensagem: