Designer utiliza soldagem para criar coleção com conceito ambientalista

agosto 17th, 2014 | Posted by Andrea Ribeiro in Moda & Tecnologia

Itens como eletrônicos, encanamentos e chapas de metal provavelmente é o que nos vem à cabeça quando falamos em soldagem, porém a designer Zita Merenyi utilizou o processo para juntar tecidos e criar a coleção intitulada Provo-CUT.

A linha de roupas é composta por casacos de neoprene oversized, por cima de vestidos de cetim. O que pode parecer simples se torna muito inovador e inusitado quando se sabe que tudo foi executado sem o uso de agulhas e linhas. A designer utilizou o calor para unir os tecidos dos casacos, dilacerou os vestidos com a utilização de ferro de solda e pintou as bordas e aberturas com cores vibrantes para o acabamento.

Com soldagens que lembram cicatrizes, a coleção foi criada com o objetivo de refletir os efeitos de longo prazo do homem na Terra, da mesma forma que as tatuagens afetam o corpo humano.

Apesar dos danos causados aos tecidos, a designer é capaz de consertá-los e ajudá-los a continuarem bonitos, uma vez que ela cuida desses “ferimentos”. Cada “cicatriz” que ela pinta é como ajudasse a diminuir o efeito negativo causado, da mesma forma que as pessoas deveriam trabalhar para reduzir os danos causados ao planeta.  A coleção é um lembrete de que podemos minimizar os impactos negativos e de que mesmo as menores coisas podem trazer um grande benefício ao planeta. Só precisamos agir.

Soldagem1

Soldagem2

Soldagem3

Compartilhe:

    You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.